Salas de endocrinologia e geriatria: Clínica Médica Vinci

Ambientes médicos precisam de uma estrutura especial para recepcionar os pacientes e por isso requerem uma elaboração de projeto arquitetônico muito mais elaborada.

Pensando nisso, a Haus Brasil foi procurada para atender uma dupla de médicas de uma clínica localizada no bairro de Moema, em São Paulo, a Clínica Médica Vinci.

No planejamento destes ambientes, inúmeros detalhes foram essenciais para garantir segurança, demonstrar credibilidade, higiene e assepsia, cruciais para espaços clínicos. Neste artigo vamos destacar as salas de endocrinologia e geriatria do local, totalmente voltadas para a experiência do paciente e, ao mesmo tempo, unindo os gostos e particularidades das médicas Viviani e Cinthia.

Conheça mais sobre estes adoráveis consultórios a seguir. Boa leitura!

É muito importante quando falamos de arquitetura na área de saúde, o desenvolvimento de projetos com espaços acolhedores, já que isso atrai e fideliza clientes. Visando esta característica e levando em consideração que as médicas buscavam praticidade, sofisticação, conforto e que permaneceriam até 70% de seu tempo no local de trabalho, o ambiente precisava ser agradável e ergonômico.

Por tratarem de áreas médicas específicas como a endocrinologia e a geriatria, foi necessário compreender mais sobre suas particularidades.

No projeto foram desenvolvidos espaços funcionais para que ambos consultórios pudessem ser equipados com macas, gavetas e escada, facilitando o dia a dia profissional e possibilitando o armazenamento de todos os materiais.

A essência minimalista foi aplicada tanto nos elementos da arquitetura como nos itens de decoração e isso fica visível em toda a marcenaria dos consultórios. Ela foi desenvolvida com os tons de madeira Linho, que possui uma textura que lembra tecido, trazendo aconchego ao local e o tom de vermelho laqueado foi pontualmente inserido em alguns móveis, deixando o ambiente moderno e único.

O uso de cores claras é muito importante, já que um ambiente médico deve transmitir tranquilidade e bem-estar. Contudo, adotamos a tonalidade mais forte em certos nichos, que foi bem aceita. A aplicação das texturas em tom de madeira Linho foi outro artifício que auxilia a dinamizar o espaço e expor de forma sutil o estilo das clientes.

Como já comentado anteriormente, este projeto foi desafiador pois o espaço reduzido deveria ser funcional. Falamos um pouco mais no último blog sobre como pensamos no aproveitamento dos espaços restritos, com o uso de móveis funcionais. Clique aqui para conferir este artigo!

E você, o que achou do resultado? Pensando em construir ou reformar sua clínica ou consultório? Conte com a expertise de nossos profissionais em projetos de arquitetura na área clínica e de saúde! Entre em contato com a Haus Brasil.

HAUS BRASIL. PROJETANDO SOLUÇÕES.

Móveis Funcionais: Clínica Médica Vinci

Com o passar do tempo é frequente nos depararmos com espaços cada vez mais restritos. Uma moderna e necessária solução dos projetos arquitetônicos para ampliar as pequenas metragens é o uso de móveis funcionais. No caso desta clínica localizada no bairro Moema, em São Paulo, a Haus Brasil usou a estratégia de acomodar, de forma inteligente, as peças que desempenham funções indispensáveis para as doutoras Viviani e Cinthia.

Foi analisado o longo tempo do dia em que as profissionais passariam ali e a intenção de oferecerem ambientes agradáveis aos seus pacientes, para que eles retornem e recomendem a clínica aos amigos e conhecidos.

Ao utilizar móveis práticos, inúmeras possibilidades são agregadas em apenas um lugar com criatividade, inovação e economia de espaço. Essa é uma tendência que está crescendo muito, como neste caso em que as dimensões reduzidas deveriam receber uma grande quantidade de necessidades das médicas.

A compacta recepção teve sua marcenaria desenvolvida por completo para ser funcional e organizada. O balcão em “L” recebe um armário estreito onde as médicas Viviani e Cinthia organizam arquivos e materiais para limpeza.

A partir da escolha apropriada do mobiliário e da criação desta clínica funcional, houve uma maior funcionalidade de aproveitamento dos espaços, sem comprometer a decoração do ambiente.

O móvel onde o espaço do café se encontra na realidade é o fundo do armário do consultório de endocrinologia. Sendo assim, foi criado um nicho onde ficam a máquina de café e o frigobar.

Para ter certeza de que o móvel seria funcional, foi considerada principalmente a ergonomia do local. Assim, parte do planejamento foi pensado para estimular as relações entre as doutoras e suas profissões. Isso favorece as condições de trabalho e consequentemente aumentam a produtividade!

Toda a marcenaria do espaço foi projetada com os tons de madeira Linho, dispostos em uma textura que lembra tecido e traz aconchego ao local. Em ambos os consultórios foram elaboradas macas com gavetas e escada, para que a profissional tenha possibilidade de armazenar todos os materiais utilizados para que estejam a fácil acesso durante a consulta.

O resultado foi um ambiente que, mesmo compacto, se torna agradável e prático para todos!

O que você achou desse projeto? Deixe um comentário pra gente!

HAUS BRASIL. PROJETANDO SOLUÇÕES.

Área Gourmet: Varanda transformada em sala de jantar

Com a crescente busca por mais espaço dentro das casas e apartamentos, este cômodo tornou-se muito mais funcional neste projeto. A criação da varanda gourmet, que permite ao local tornar-se uma sala de jantar, é uma alternativa que vem se mostrando bastante popular.

Por opção da moradora deste apartamento localizado na Vila Mariana (SP), a churrasqueira não foi instalada na varanda. Assim, nasceu a criativa ideia de integrá-la à sala de estar, para um melhor aproveitamento do espaço e da luz natural.

Ao ampliar a configuração original, a ideia da Haus Brasil teve um resultado belíssimo, a cliente ganhou uma sala de jantar!

O espaço foi incorporado à parte interna do apartamento, criando uma extensão da sala e abrindo o espaço visualmente. Ele também virou uma segunda alternativa para relaxar e conversar.

Criamos dois ambientes: A sala de jantar recebeu uma elegante mesa com vidro leitoso e cadeiras cinzas tipo poltrona. Ao fundo, no local onde originalmente receberia a churrasqueira e uma pia, foi colocado um buffet moderno para servir de apoio e balcão para a máquina Nespresso e seus acessórios.

Acima da mesa está instalado um lustre em formato orgânico de madeira, que além de bonito, traz um ar moderno e divertido para o local. A sala de estar é formada por duas poltronas claras com detalhe em couro e uma banqueta desse mesmo material. O detalhe fica para o vaso com a árvore da felicidade e o sofá table que divide os ambientes, recebendo diversos objetos de decoração criando um conjunto.

Ao lado do sofá table, foi criado um painel com prateleiras para vasos e um nicho para a adega. A rusticidade dos vasos de barro entra em harmonia com os objetos laqueados e as cores brancas ajudaram a ampliar (visualmente) ainda mais o espaço.

Móveis: Ateliê Petrópolis @ateliepetropolisoficial

Iluminação: Lustres Iriê @lustresirie

Objetos de decoração: Ricardo Oliveira @ricardooliveira.art.decor

O que achou dessa transformação? Comente aqui, adoramos a sua participação.

HAUS BRASIL. PROJETANDO SOLUÇÕES.

Horta na cozinha: Ideias para cultivar temperos em sua área gourmet

Busca uma decoração charmosa e prática para a sua cozinha, varanda ou área da churrasqueira? Independentemente do local que você escolha ser sua área gourmet, uma horta para cultivar diversas especiarias dentro de casa é a resposta!

As hortas podem trazer muitos benefícios e podem se tornar as queridinhas da casa! Elas purificam o ar, são bem mais fáceis de cuidar e adicionam um toque de verde na sua cozinha, além de perfumarem o ambiente.

Os temperos frescos são úteis para os amantes da cozinha e para tê-los à mão, nada melhor do que os cultivar na cozinha.

Entre os temperos mais cultivados estão:

  • Manjericão
  • Alecrim
  • Salsinha
  • Tomilho
  • Cebolinha
  • Pimenta
  • Orégano
  • Hortelã

Os projetos abaixo reservam ideias criativas para cultivar sua horta, inspire-se!

Horta suspensa

Se a falta de espaço é a sua desculpa, temos a solução! Com apenas uma tábua – de uns 20mm de espessura, cabos e vasinhos de sua escolha, você consegue fazer esse modelo suspenso.

Lembrando que os temperos precisam de sol, então é muito importante deixá-los perto de janelas.

Painel em madeira com vasinhos pequenos

Um detalhe charmoso e prático é a criação desse painel amadeirado com prateleiras que recebem vasinhos pequenos de temperos, além de trazer um ponto de cor, são úteis para aqueles que gostam de cozinhar. Assim, sua horta poderá compor a decoração da cozinha!

Sky Planter

Esse vaso aéreo possui sistema autoirrigável, o que garante autonomia e despreocupação com regas. A terra não cai, pois contém uma malha de plástico que se adapta à planta segurando a terra e a água não escorre por causa do reservatório de água com pedra de cerâmica que libera a água gradualmente. Além de possibilitar diversas composições.

Ficamos apaixonados pelo Sky Planter!

Mix de ideias

Gaiolas, caixotes e vasos suspensos acomodam as plantinhas sobre a mesa da área gourmet, armários, prateleiras e suportes de ferro seguram os vasos com temperos. 

E aí? Qual a sua favorita? Tem mais alguma dica? Conta para gente!

Caso tenha se animado a ter uma horta em casa, a Haus Brasil pode te ajudar, entre em contato!

HAUS BRASIL. PROJETANDO SOLUÇÕES.

Tendência: Mix de Texturas na Decoração

Na hora de decorar sua casa, sabemos que não é só o visual que importa, os acabamentos com textura mexem com nossos sentidos e dependendo das combinações podem passar várias sensações e sentimentos para o ambiente.

As texturas em móveis, paredes e objetos são uma das fortes tendências atuais. Elas trazem um charme e fogem da comodidade da decoração apenas com estampas, já que variar os tipos de texturas e fazer um mix entre elas é uma maneira de exercitar a criatividade na hora de pensar no design da sua casa.


Um ambiente em cores neutras necessita mais ainda das texturas para gerar interesse e aquecer. Imagine o que seria desta sala sem tantos apelos ao tato nas almofadas, tecidos, tapete e madeiras. Na sala optamos por tapetes, almofadas e móveis texturizados, com cores vivas e alegres, dando ao ambiente uma sensação convidativa e ao mesmo tempo aconchegante.  


Na hora de decorar a ideia é buscar os sentimentos que você quer passar para cada ambiente do seu lar. Na decoração do quarto, aposte em cores claras e texturas que trazem a sensação de aconchego. Assim como nos ambientes neutros, os monocromáticos também pedem muitas texturas diferentes. Neste quarto a roupa de cama, os papéis de parede e a luminária “falam” de sofisticação e aconchego com suas diferentes texturas. Para criar um ambiente que além de ser seguro e confortável, transmita esta sensação de segurança e conforto, as texturas devem ser macias, agradáveis tanto ao olhar como ao toque.

Usamos a textura dos revestimentos e objetos para, instigando os sentidos do tato e da visão, tornarmos um ambiente mais interessante e rico, incluirmos sensações ou sentimentos ligados à estas texturas. As escolhas lisas e frias do vidro, metais, plásticos e laqueados dá frieza e sensação de limpeza, ótimos para ambientes como a cozinha. Contrabalançar a frieza com a textura da madeira e cores quentes é sempre uma boa ideia.

Na busca por uma aproximação da natureza, estamos apostando em texturas artesanais, estampas tribais, geométricos arrojados e desenhos tropicais. Todos esses elementos podem ser aplicados em roupas de cama, travesseiros, tapeçaria, papel de parede e estofados, agregando diversas texturas a um só ambiente. Cool, chique e aconchegante.

Então já sabe, nesse tipo de decoração, a regra é não ter regras! O nosso conselho é que você se divirta e crie seu próprio mix de texturas para renovar qualquer cômodo da sua casa e deixar tudo ainda mais incrível.

O que achou dessas dicas? Comente aqui, adoramos a sua participação.

HAUS BRASIL. PROJETANDO SOLUÇÕES.

UM PROJETO DIGNO DE REVISTA – APARTAMENTO RIVIERA

Há algum tempo, a Haus Brasil teve a honra de participar do anuário da It Home, uma revista de alto padrão e muito conhecida no universo de arquitetura e interiores. Nos sentimos muito gratas pelo convite!

Entre os mais diversos projetos já realizados pelo nosso escritório de arquitetura, foi escolhido um apartamento localizado em Riviera, litoral norte de São Paulo, para compor as páginas da revista.

A dona do apartamento de 260m2 já era cliente da Haus há alguns anos. Então já conhecíamos bem seus gostos, mas também entendemos que cada projeto é único. Integrar todos os ambientes tendo como objetivo proporcionar aos moradores a praticidade e o contato com a vista externa, foi neste caso um desafio muito gratificante que resultou em um projeto incrível!

Para dar o passo inicial, as paredes da cozinha, lavanderia e quarto foram eliminadas, dando lugar aos revestimentos e gesso, que ganharam destaque graças ao projeto luminotécnico e a seleção de mobiliários, adornos, entre outros detalhes.

No lugar de paredes fazendo a divisão dos espaços, trouxermos o aconchego da madeira através de uma porta de correr ripada que pode tanto integrar os ambientes, quanto privatizá-los.

Um dos grandes destaques da sala de jantar é o lustre em formato de canoa, que proporciona o clima praiano da região em que o apartamento está localizado em conjunto com as cadeiras de palhinha, sem deixar a harmonia de lado graças ao contraste que a cor Classic Blue – considerada a cor do ano de 2020 pela Pantone – insere na cozinha.

Na entrevista que Silvana Pozzan cedeu para a equipe da revista It Home, ficou clara a importância da aproximação do cliente com o arquiteto para que o resultado fosse o mais completo possível, extraindo os gostos, essências e desejos dos moradores e implantando-os nos ambientes com requinte e sofisticação.

Qual foi a ideia principal deste projeto?
SILVANA – A ideia foi criar espaços aconchegantes, onde a proprietária e sua família pudessem curtir momentos de lazer e proximidade com a natureza. A praticidade também ajudou a nortear o projeto.

E a escolha dos elementos, como foi realizada?
SILVANA – Usamos cores pontuais para trazer personalidade ao lar, desde mesas cor de rosa, até nuances de azul na cozinha e no terraço gourmet

Como foi resolvida a questão da área externa?
SILVANA – No terraço, tanto a definição do layout como do mobiliário, privilegia a vista do mar.

Confira um pouco sobre os detalhes do projeto:

A equipe Haus Brasil agradece a oportunidade de expor o projeto em um meio de comunicação tão renomado e deseja que os clientes aproveitem cada ambiente intensamente!

Desde 1997 unimos o nosso amor pela profissão com toda a técnica para tirar projetos do papel. Hoje, com mais de 21 anos de mercado, temos a honra de oferecer sofisticação, conforto e elegância através dos projetos realizados, além de acompanhar obras do início ao fim, proporcionando tranquilidade aos clientes.

Nosso grupo é formado por profissionais qualificados e apaixonados pelo que fazem, entendendo a essência do cliente e replicando este diferencial em cada ambiente.

E você, está precisando renovar a sua casa? Conte com quem entende do assunto!

Entre em contato e dê o primeiro passo para a renovação dos seus ambientes!

(11) 4125-2459 / (11) 4332-6068
e-mail: contato@hausbrasil.com.br